PERFIL

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Thiago Nunes comemora decisão do TRE

NOTA À IMPRENSA


O Núcleo Jurídico do prefeito de Agrestina, Thiago Nunes, vem por meio desta, informar que o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, julgou nesta quarta-feira (30), improcedente o Recurso Contra Expedição de Diploma, do Prefeito e Vice Prefeito eleito de Agrestina, Sr. Thiago Lucena Nunes e Sr. Josué Mendes da Silva. Segundo a Corte Eleitoral Estadual, não ficou configurada a prática de abuso de poder econômico durante o pleito eleitoral do ano passado, prevalecendo assim a vontade livre e consciente do povo de Agrestina que elegeu Thiago Nunes e Josué Mendes. A referida decisão se deu por unanimidade.

Blog do Mário Flávio



Por unanimidade, TRE mantém mandatos de Thiago Nunes e Josué Mendes


O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco negou por 7 votos a 0 provimento, nesta quarta-feira (30), a um processo contra o prefeito de Agrestina, Thiago Nunes (PDT) e o vice-prefeito Josué Mendes (PTB). Com a decisão o prefeito e o vice permanecem no cargo. Desde que houve o anúncio uma comemoração foi iniciada na cidade de Agrestina, já que a oposição aos dois dava como certa manter a cassação determinada pela justiça de Agrestina.

Logo após a notícia a favor, a população de Agrestina foi as ruas comemorar e mostrar a sua força aos gestores da terra do Chocalho, fazendo uma verdadeira manifestação pacífica pelas principais ruas da cidade ao som das músicas da campanha em 2012.



terça-feira, 29 de outubro de 2013

Zona Rural de Agrestina ganha poços artesianos



A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Agrestina iniciou a perfuração e poços artesianos na Zona Rural do município. Nessa primeira etapa, cinco comunidades foram beneficiadas (Saquinho, Bom Lugar, Bomba, Assentamento Frei Damião, Riacho do Peixe).

Para esse tipo de poço, a escavação atinge até 50 metros de profundidade. Equipes de geólogos, do Governo do Estado, estiveram presentes na cidade, para indicar os pontos mais favoráveis para abrir os depósitos de água. Agora, a meta da Secretaria é estender a iniciativa para outras localidades.

CRAS recebe mobiliário do Governo do Estado

A secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado, Laura Gomes esteve em Agrestina para cerimônia de entrega de materiais mobiliários do Centro de Referência e Assistência Social (Cras). Na ocasião serão entregues armários, mesas, birôs, televisores LCD, computadores, e aparelhos de DVD. O objetivo com a chegada do material é facilitar os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos desenvolvidos pelos técnicos da Assistência Social.

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é uma unidade pública estatal descentralizada da Política Nacional de assistência Social (PNAS).

Atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas), dada sua capilaridade nos territórios e é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social.



Além de ofertar serviços e ações de proteção básica, o Cras possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Casa das Juventudes de Agrestina foi contemplada com o Kit esportivo


A Casa das Juventudes de Agrestina foi contemplada com o Kit esportivo inclusivo, que tem por finalidade promover a interação entre os coletivos de dança e teatro participantes do local. De acordo com o Coordenado da Casa, Wan Galvão a entrega foi fruto da viagem a Betânia no Sertão no dia 10 deste mês. O kit contém: bolas, corda, apito, barbante e será utilizado para dar dinâmicas as atividades da Casa das Juventudes.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Juventude Agrestinense participou do 1° Passeio Ciclístico



Dentro da programação da I Semana da Juventude de Agrestina, neste domingo, (20) a Secretaria de Cultura Turismo e Juventude em parceria com a Casa das Juventudes organizou o 1º Passeio Ciclístico, que trouxe o seguinte tema: “Juventude de Atitude”. Mais de 50 jovens participaram do evento que percorreu as principais ruas da cidade. 

O objetivo foi difundir o esporte na cidade, além de promover momentos de lazer para juventude. As atividades em comemoração ao tema tiveram início no dia 14, com palestras sobre DST e Empreendedorismo, oficina de teatro e exibição de filmes.

Atualmente a Casa da Juventude funciona ao lado da Praça Padre Cícero, N° 36, Centro e tem como Coordenador Wan Galvão.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Agrestina atinge meta de vacinação antirrábica


A prefeitura de Agrestina, através da Secretaria de Saúde realizou no sábado (19), o dia “D” da vacinação Antirrábica. De acordo com o Coordenador de Vigilância em Saúde do município foi atingido a meta do Ministério e quase 2 mil animais receberam a dose da Vacina Antirrábica. Na cidade foram disponibilizados quatro pontos, escolas: Sesquicentenário, Leonila, Vigilância Sanitária e Praça Padre Cícero, das 8h às 17h, por funcionários da própria vigilância habilitados para o serviço.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Prefeitura de Agrestina incentiva a piscicultura


Com o intuito de fomentar a piscicultura local, a Prefeitura de Agrestina, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento doou 100 mil alevinos, para moradores da Zona Rural do município. Entre as espécies de peixes disponibilizadas estão as tilápias e os tambaquis. 

84 pessoas inscritas receberam os alevinos em bolsões contendo mil peixes cada. A entrega aconteceu na sede do Comagsul em Agrestina, e contou com a presença do Secretário de Agricultura e Reforma Agraria do Estado, José Aldo dos Santos, o Prefeito Thiago Nunes, e o Secretário de Agricultura e Abastecimento, Ademir Alves.





Confira todas as fotos na página oficial da Prefeitura de Agrestina-PE.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Novos cursos serão oferecidos pela Prefeitura de Agrestina


O Departamento de Desenvolvimento Econômico de Agrestina vai iniciar mais cinco cursos no fim deste mês e no começo de novembro. Para o dia 28/10, começa o curso de Modelista, em pareceria com o SENAI. Já no dia 05 de novembro começam as aulas para os cursos de Bombeiro Civil, Costura, Assistente de Cabeleireiro, Padeiro e Confeiteiro. As atividades serão aplicadas na Rua Capitão Cadete, Nº 36, Centro. Informações pelo telefone (81) 3744-1232.


Já os interessados em participar do programa Pernambuco no Batente devem ficar atentos. As inscrições para o curso de Costura estão abertas. Serão duas turmas, uma pela manhã e a outra à noite, com 30 vagas, cada. Para se inscrever, o candidato deve apresentar os documentos de Identidade, CPF e um comprovante de residência (originais e cópias). A iniciativa tem parceria com a Secretaria Executiva de Desenvolvimento do Estado (Sedas), Gerência de Sistema Único de Assistência Social (GSUAS) e Gerência de Proteção Social Básica (GPSB). As inscrições podem ser feitas na Rua Capitão Cadete, Nº 36, Centro.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Campanha de vacinação Antirrábica acontece no próximo sábado (19)


A prefeitura de Agrestina, através da Secretaria de Saúde realiza no próximo sábado o dia “D” da vacinação Antirrábica. De acordo com o Coordenador de Vigilância em Saúde do município a meta é que em média dois mil animais da área urbana sejam vacinados “Elaboramos um esquema para que nenhum animal fique sem receber a dose, por isso temos polos de vacinação em diversos pontos da cidade” Acrescentou.

Foram escolhidos cinco pontos de vacinação, as escolas municipais Sesquicentenário da Independência, Leonila de Barros Tenório, o prédio da Vigilância em Saúde, e a Praça Padre Cícero no centro da cidade. As vacinas serão aplicadas, das 8h às 17h, por funcionários da própria vigilância habilitados para o serviço.

A Raiva é uma doença que acomete todos os mamíferos, inclusive o homem.  A transmissão ocorre quando o vírus existente na saliva do animal infectado penetra no organismo, através da pele ou mucosas, por mordedura.

Vale ressaltar que está é a segunda etapa da campanha e os animais vacinados ficam imunes por 01 ano, sendo necessário reforço na próxima campanha. Estão aptos a receber a dose animais a partir do terceiro mês de vida e, que não apresente sinais de algum tipo de doença. 

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Prefeitura de Agrestina doará 100 mil peixes para moradores da Zona Rural



Fomentando a piscicultura local, a Prefeitura de Agrestina, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, doará 100 mil alevinos, para moradores da Zona Rural do município. Entre as espécies de peixes disponibilizadas estão as tilápias e os tambaquis. Até agora, 80 pessoas já estão inscritas para receber os alevinos, que serão entregues em bolsões contendo mil peixes cada. O evento acontece nessa sexta-feira, 18 de outubro, a partir das 09h, no Mercado Municipal, com a participação do secretário de Agricultura de Agrestina, Ademir Alves, e do secretário executivo da Agricultura Familiar, José Carlos.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

I Semana do Bebê contou com programações diferenciadas


Após a abertura oficial que aconteceu no domingo (06), com Missa na Igreja da Matriz, com o Padre João Luiz e a presença de lideranças locais, a I semana do bebê contou com programações diferenciadas no nosso município que é um dos 203 do país que participa da iniciativa, beneficiando mais de 155 mil crianças. Na programação, temas e ações voltadas para as crianças.
A programação contou com a participação de equipes da prefeitura de Agrestina que distribuíram panfletos, na tradicional feira da cidade, para explicar o objetivo da 1ª Semana do Bebê, que acontece no município até o sábado, 12. Logo mais a tarde a APAE de Agrestina foi cenário da palestra "Estimulação Precoce", que fez parte da programação oficial da Semana do Bebê da cidade. Uma equipe multidisciplinar da APAE levou informações para os presentes, que também contou com palestras nos PSF's, sobre saúde bucal na Primeira Infância.
Foi distribuído com a participação do prefeito Thiago Nunes e demais membros da equipe kits para os bebês recém-nascidos no Hospital da cidade.

Para os pequeninos estudantes foi vivenciada uma programação diferenciada, pela manhã foi recheada com boa leitura, contação de histórias, brincadeiras, cantigas de roda e ninar, e logo mais à noite foi realizado um desfile para os mesmos, toda programação foi realizada no Mercado Municipal. 

No dia seguinte, as crianças do município passearam pelas ruas da cidade com fantasias e muita animação. Os comerciantes de Agrestina também participaram, os mesmos decoraram as vitrines das lojas especialmente para Semana do Bebê. A criatividade foi o ponto alto dessa iniciativa já que várias vitrines ficaram enfeitadas com artigos infantis.

   


Confira todas as fotos na página do facebook da Prefeitura de Agrestina-PE


terça-feira, 8 de outubro de 2013

Estradas rurais de Agrestina estão sendo recuperadas



A Prefeitura de Agrestina, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e Secretaria de Obras e Infraestrutura, está recuperando as estradas da Zona Rural do município. Até agora, cerca de 50km de vias rurais foram contempladas. As comunidades do Barra do Jardim, Exu, Pé de Serra e Maria Preta foram algumas das beneficiadas. A ação continuará contemplando outras localidades.





1ª Semana do Bebê é realizada em Agrestina



Do dia 07 até 12 de outubro, a cidade de Agrestina realiza a 1ª Semana do Bebê. O município é um dos 203 do país que participa da iniciativa, beneficiando mais de 155 mil crianças. Na programação, temas e ações voltadas para as crianças. 

A abertura oficial contou com Missa na Igreja da Matriz, com o Padre João Luiz, a presença do Prefeito Thiago Nunes, o vice Josué Mendes, além do secretariado e a população da cidade. Após a Missa, houve apresentação da banda sinfônica Pulquério José de Souza, no Mercado Municipal. 

A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros. A ideia é incentivar os municípios a realizar, durante uma semana, uma grande mobilização em favor da primeira infância. Cada cidade realiza atividades como: oficinas, cursos, palestras e atividades artísticas e culturais.

Chamada de primeira infância, os seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral de meninas e meninos. Nessa fase da vida, a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulto. Por isso, representa uma janela de oportunidades. A atenção integral nessa faixa etária tem impacto decisivo nos processos de aprendizagem e de construção de relações sociais, fatores que influenciarão a vida afetiva, profissional e social.

Ontem (07) aconteceu na Câmara de Vereadores de Agrestina, a apresentação da Lei que vai oficializa a Semana do Bebê anualmente. O projeto de Lei foi encaminhado pelo poder executivo e durante sessão ordinária os edis se mostraram favorável à criação. Durante a sessão a articuladora do selo Unicef Graça Mendes e comissão esteve presente e falou na tribuna sobre a importância do projeto.




Campeonato de Motocross em Agrestina foi um sucesso


Nos dias 05 e 06 de outubro, Agrestina sediou a 5º edição do MX, corridas válidas pela quarta rodada do Campeonato Pernambucano de Motocross. O Prefeito Thiago Nunes, o vice, Josué Mendes, e os secretários municipais acompanharam as apresentações, também apreciadas pelos agrestinenses e moradores das cidades circunvizinhas. O evento distribuiu R$35 mil em prêmios, incluindo duas motos 0KM. Mais de sete mil pessoas conferiram os shows sobre duas rodas.

O goiano Wellington Garcia foi o nome da 5º edição do MX de Agrestina, que teve apoio da Prefeitura da Cidade. Ele foi o vencedor das classes MX1 e MX2. Na categoria F.L.Nacional, o sergipano Rodrigo Lama venceu mais uma e na 230cc Alex Lucena retornou ao lugar mais alto do pódio. Pedro Neto deu show na 85cc e Tallys Nathan fez as pazes com a vitória na 65cc. Entre os dinossauros Calixto Jr comandou a MX3 e Alica a MX4.


Os 100 metros de arquibancada e 30 metros de camarote disponibilizados pela estrutura do evento ficaram pequenos para o grande número de aficionados pela modalidade, que passaram todo o domingo de sol forte, acompanhando de perto o ronco dos motores. Realizado pela Perace, o evento reuniu mais de 200 pilotos inscritos na disputa das 13 categorias que fazem o campeonato PEMX. A narração do que aconteceu na pista ficou a cargo de Tita Cross.



Confira mais foto do evento AQUI


Confira os nomes dos vencedores por categoria e por colocação: 

Amador
1. Gera Filho
2. Reman
3. Popó
MX1
1. W. Garcia
2. T.Vilardi
3. A. Amaral
230cc
1. Alex Lucena
2. Alan Lucena
3. Jaerton
Iniciante
1. Davi Augusto
2. Rodrigo
3. Pedro
MX2
1. W.Garcia
2. R. Lama
3. T.Vilardi
200cc
1. Jaerton
2. Piquitinha
3. Gilson
Open Nacional
1. I. Feitosa
2. Kelinho
3. Joca
MX3
1. Calixto Jr
2. Alika
3. Boca de Lata
85cc
1. P.Neto
2. Yuri Gabriel
3. L. Feitosa
F.L.Nacional
1. R. Lama
2. A.Gás
3. Alan Lucena
MX4
1. Alica
2. Luciano Chaves
3. Paulista
65cc
1. T.Nathan
2. Juninho
3. Massud



MX Amador
1. Pedro Patrick
2. Alex
3. Bob


quarta-feira, 2 de outubro de 2013

CCI de Agrestina realiza atividades em comemoração a Semana do Idoso



Até a próxima sexta-feira o CCI de Agrestina realiza a Semana do Idoso, com atividades especiais voltada para turma da boa idade. Na tarde, desta terça-feira aconteceu um encontro com os idosos e seus familiares. A programação completa consta: rodas de conversa, dinâmica em grupo, momento com os familiares e um passeio ao Parque Severino Montenegro.

Durante está manhã acontece no CCI, uma Palestra sobre " Higiene Pessoal " com o Diretor de Cultura - Milvio Cordeiro Leite.