PERFIL

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Prefeito de Agrestina se reuniu com governador em exercício nesta quinta (30/10)


Na tarde desta quinta-feira (30), o prefeito de Agrestina, Thiago Nunes foi ao Recife conversar com o governador em exercício, Guilherme Uchôa. Na ocasião, o prefeito apresentou projetos prioritários pra 2015, entre eles o Distrito Industrial, que já está aprovado pela AD-Diper.

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Thiago Nunes pede engajamento na realização da Semana do Bebê

 
O prefeito de Agrestina, Thiago Nunes, realizou nesta terça-feira (28) uma reunião com o objetivo de solicitar empenho de todos os Secretários Municipais para a realização da Semana do Bebê. A conversa visou esclarecer a importância do Selo Unicef para os municípios e o quanto as ações realizadas durante a Semana são benéficas para toda a população. "A proposta do Selo, nesse projeto, reitera o nosso compromisso com a cidade e por isso merece uma atenção redobrada para que tudo seja executado de acordo com a indicação nacional", disse

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Com 81,30% Dilma vence com folga em Agrestina

Foram quase 9.000 votos a diferença do candidato derrotado Aécio Neves em relação a presidenta reeleita Dilma Rousseff. A petista obteve 11.683 (81,30%) votos e o tucano conseguiu apenas 2.688 (18,70) eleitores de um total de 14.371 votos válidos.
 
Além do presidente municpal do PT em Agrestina, o ex-vereador e suplente Ivan Véras, a grande e espressiva votação da presidenta se deve principalmente ao apoio do prefeito Thiago Nunes (PDT) e os vereadores da situação, onde desde o início da campanha pediram votos para a mesma. Mesmo omisso no 1º turno em realação ao candidato a presidente, o vereador Ivan Bulhões também declarou apoio a presidente reeleita.
 
Outra liderança que se omitiu em relação ao seu candidato foi a ex-prefeita Carmen Miriam, a mesma dizia que votava em Dilma, porém no panfletos, banners, "santinhos" continham o nº da candiata Marina Silva.
 
Os únicos que pediram votos para o candidato derrotado Aécio Neves, além dos filhos da ex-prefeita Caio, Bruno e Moreno, este último que coordenou a campanha do tucano no 2º turno, foi o vereador Severino Romão.

Dilma ganha em Pernambuco com 70% dos votos

Um dos únicos Estados onde Dilma Rousseff (PT) disputaria o segundo turno com Marina Silva – e não com Aécio Neves -, Pernambuco não seguiu a lógica de apoio para eleger o presidente do Brasil. Marina apoiou o tucano, mas a maioria dos pernambucanos que no primeiro turno votou na ex-ministra do Meio Ambiente, não. Dilma Rousseff recebeu mais de 70% dos votos no Estado. No Recife, o percentual foi de quase 60%.
 
A candidata petista recebeu 3.438.165 votos (70,20% ) no Estado. Já Aécio foi o candidato de 1.459.266 pernambucanos, o que representa 29,80%. Os votos brancos representaram 1,95% (101.938), e os nulos 4,32% (225.645). O número de abstenção foi de 17,77%, um total de 1.128.804 eleitores faltosos.
 

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Dilma aparece à frente de Aécio no Datafolha e no Ibope

 
 
 
 

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Mazuca de Agrestina será tema de Trabalho de Conclusão do Curso de jornalismo

A Mazuca de Agrestina vai virar tema do Trabalho de Conclusão de Curso, (TCC) de dois estudantes com graduação em jornalismo. Maria Karliane de Cupira e Renê Gomes da cidade de Arcoverde decidiram optar, por retratar a história da Mazuca, através de fotografias. Ao todo serão 40 imagens impressas: 20 em preto e branco e 20 coloridas. “Os estudantes são admiradores da cultura e o trabalho ganhou o seguinte título “A dança Mazuca de Agrestina: Raízes, Movimento e Olhares”. “Decidimos escolher pela Mazuca porque é algo da região e a gente quer propagar essa cultura” disse Renê Gomes. Os estudantes foram recebidos pelo Secretário de Cultura Turismo e Juventude, Josenildo Santos. A apresentação do ensaio fotográfico acontece na 2º semana do mês de dezembro.

Novo Datafolha confirma: Dilma tem 52% e Aécio, 48%

Instituto Datafolha mostrou praticamente os mesmos números do levantamento anterior, publicado na segunda-feira. Na mais recente leitura, Dilma Rousseff, candidata à presidência aparece com 52% dos votos válidos, enquanto seu adversário, Aécio Neves, presidenciável do PSDB, detém apoio de 48% do eleitorado.
 
Neste contexto, permanece o empate técnico entre os dois candidatos considerando o limite máximo da margem de erro, de 2 pontos porcentuais.
 
Se considerados os votos totais, os números mudaram ligeiramente, com Dilma subindo para 47%, de 46% na pesquisa anterior, e Aécio mantendo 43% das intenções de voto. Já os votos brancos e nulos oscilaram de 5% para 6%, enquanto os indecisos caíram de 6% para 4%.
 
Entre os eleitores da petista, 82% acreditam que ela vencerá a disputa presidencial. O eleitorado do tucano é um pouco menos otimista, com 78% achando que ele será eleito nas urnas.
 
Dilma cresce entre mulheres e no Sudeste
A intenção de voto da candidata à reeleição entre as mulheres aumentou para 47%, ante 42% apontado no levantamento realizado no dia 9 de outubro. No mesmo contexto, o índice da petista na região Sudeste subiu para 40%, de 34%. Entre os eleitores que recebem entre dois e cinco salários mínimos, o porcentual da candidata do PT avançou para 45%, de 39% apontado no dia 15 de outubro.
 
Contratada pelo jornal Folha de S. Paulo, a pesquisa Datafolha ouviu 4.355 eleitores nesta terça-feira, em 256 municípios de todo o país. O nível de confiança do levantamento é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-01160/2014.
 
Texto divulgado nas redes sociais usa dados errados
Uma mensagem tem circulado na internet intitulada "Farsa da pesquisa Datafolha --divulguem". O texto usa dados incorretos para sustentar a tese de que Aécio Neves (PSDB) estaria à frente de Dilma Rousseff (PT) no segundo turno.
 
Ao citar as intenções de voto em Dilma e Aécio em cada região do país, a mensagem utiliza dados da pesquisa Datafolha anterior, realizada em 14 e 15 de outubro (em que Aécio tinha 51%, e Dilma, 49%), e não os desta segunda-feira – que aponta a presidente com 52% e o tucano com 48%.

domingo, 12 de outubro de 2014

Ex-prefeita Carmen não conseguiu vencer em nenhuma seção na cidade


A cidade de Agrestina possui 54 seções eleitorais, sendo 34 delas localizadas na cidade e as outras 20 seções localizadas na zona rural. Em todas as urnas da cidade a ex-prefeita Carmen Miriam não conseguiu vencer em nenhuma delas, tanto para deputado estadual, quanto para deputado federal.

As únicas seções em que a ex-gestora venceu foi na zona rural de Agrestina. Para estadual, Carmen venceu em 10 seções e para federal venceu em apenas 5 seções.


Confira abaixo o quantitativo de votos separados por zona rural e cidade:

 
Por Jeimeson Pedro


sábado, 11 de outubro de 2014

Deputados apoiados por Thiago Nunes foram majoritários na maioria das seções agrestinenses

Atualmente Agrestina tem um total de 18.958 eleitores, mas apenas 15.148 foram às urnas no último domingo, o que representa uma abstenção de aproximadamente 25,15%.

Os deputados do prefeito Thiago Nunes (PDT) foram, mais uma vez, majoritários no último pleito, realizado no ultimo domingo (05). O deputado estadual Guilherme Uchôa, apoiado por Thiago Nunes (PDT), obteve 4.665 votos, seguido pela deputada Raquel Lyra (PSB) com 3.291 votos, apoiada por Carmen Miriam (PT), seguido de Álvaro Porto com 447 votos, este último apoiado pelo vereador Zito da Barra (PTB).

O município possui 54 seções distribuídas na cidade e zona rural. O deputado Guilherme Uchôa ganhou em 42 delas, Raquel Lyra conseguiu ganhar em 10 e as outras duas o deputado Álvaro Porto foi majoritário, como mostra a tabela logo abaixo:

 (Clique na imagem para ampliar)

Para federal, o majoritário também foi o candidato apoiado pelo prefeito Thiago. Silvio Costa obteve 4.850 votos, seguido pelo deputado apoiado pela ex-prefeita, João Fernando Coutinho (PSB) com 3.190, logo em seguida veio o deputado Wolney Queiroz com 1.035 votos, este apoiado por 3 vereadores da oposição e contou com parte dos votos de eleitores que vem de Caruaru para votar em Agrestina, e na quarta colocação ficou o deputado federal mais votado de Pernambuco, Eduardo da Fonte (PP) com 645 votos, este apoiado pelo vereador Zito da Barra.

Recebendo o apoio do prefeito, o deputado federal Sílvio Costa conseguiu vencer em 47 seções eleitorais, João Fernando Coutinho conseguiu ganhar em apenas 5 e as outras duas o deputado Eduardo da Fonte foi majoritário, como mostra a tabela logo abaixo:

(Clique na imagem para ampliar)

Por Jeimeson Pedro

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Wolney dispara contra João Lyra e Raquel: “Fazem política com o fígado”

 
A eleição desse ano serviu para azedar de vez a relação entre os Lyra e Queiroz. Se o clima entre as duas famílias nunca foi bom, piorou após o resultado das urnas. O deputado federal Wolney Queiroz jogou para o governador João Lyra e para a deputada estadual Raquel Lyra, a culpa da não reeleição de Laura Gomes para Assembleia e ainda o sumiço de quase 15 mil votos dele em Caruaru na eleição desse ano. Wolney reclama que Raquel pediu votos para Mendonça Filho e outros deputados do PSB na Capital do Agreste.
 
“Ela e o pai João Lyra fizeram política com o fígado, sacrificaram a eleição da companheira Laura Gomes, que está sem mandato. Houve deslealdade da parte de Raquel. Eu pedi voto para ela, mas ela não pediu voto para mim”, desabafou em entrevista à Rádio Cultura.
 
Blog do Mário Flávio

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Em Agrestina, Guilherme Uchôa é majoritário pela 5ª vez consecutiva

Desde quando se candidatou para uma vaga na Assembleia Legislativa, o grupo político liderado pelo ex-prefeito e atual vice, Josué Mendes apoiou o então deputado Guilherme Uchôa. Este ano o deputado estadual foi mais uma vez majoritário pela 5ª vez consecutiva em Agrestina, como mostra os dados abaixo divulgados através do site do TER-PE.



Guilherme Uchôa

2º colocado

2014

4.665

3.291 (Raquel Lyra)

2010

3.112

0 (Esmeraldo Santos)*

2006

3.666

2.933 (Miriam Lacerda)

2002

3.540

2.243 (Roberto Liberato)

1998

2.453

1.694 ( Jorge Gomes)
 * No ano de 2010 a ex-prefeita Carmen apoiou Esmeraldo Santos, sendo que a justiça anulou os votos do candidato em todo o estado.




Com 69.785 votos no estado de Pernambuco, o deputado foi reeleito pela 6ª vez e sendo mais uma vez majoritário na cidade de Agrestina, desbancando a deputada estadual Raquel Lyra que foi apoiada ela ex-prefeita Carmen Miriam. Confira abaixo os deputados estaduais mais votados na cidade de Agrestina:


Deputado Estadual

Votos


Guilherme Uchôa (PDT)

4.665


Raquel Lyra (PSB)

3.291


Álvaro Porto (PTB)

447


Everaldo Cabral

431


Henrique Queiroz (PR)

422