PERFIL

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Chocalho, madeira e alfenis serão tema de coleção


A partir de reunião realizada nesta quarta-feira (13) em Agrestina, os articuladores do Sebrae definiram o início do processo de construção de uma coleção inspirada nas características únicas do município. As peças terão como base o artesanato local e ganharão o aval do renomado designer Melk ZDa, que já assina projetos semelhantes em cidades da região, a exemplo de Caruaru, onde desenvolveu o ‘Mulheres de Argila'. Os trabalhos já começaram no âmbito da pesquisa e a equipe tem até janeiro para apresentar o resultado final. A coordenação do projeto fica a cargo de Marisete Bento, gestora do Artesanato do Agreste, do Sebrae. Participaram do encontro os artesãos Eliaquim Antônio e Flávio Tavares, que trabalham com talha em madeira e artes plásticas, respectivamente.

"Vamos unir esforços e talentos e criar uma identidade para o que já é produzido por aqui, apenas selecionando de que maneira cada artesão pode contribuir para a construção das peças", explicou Melk ZDa, presente na primeira reunião. O processo criativo passa pelas fases de estudos, na qual toda a história e as raízes da cidade e da arte local são reconhecidas. "Preciso visitar os locais de trabalho de cada artesão para entender como é o trabalho e criar a partir desse contato", completou. Depois, são desenvolvidas peças-piloto que são finalizadas e passam a estampar informativos do próprio Sebrae e da Administração Municipal. 

Marisete, ainda encantada após receber alfenins como presentes de boas vindas, informou que o intuito é unir 10 artesãos, em média, para produzir 12 peças. "Trabalhamos na construção da identidade e na consultoria sobre como esses trabalhos podem ter maior valor agregado e sempre estaremos acompanhando", afirmou. "Queremos, da próxima vez, visitar a comunidade de Santa Tereza. A partir de hoje, nosso trabalho já começou", assegurou. O projeto contou com a articulação da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude de Agrestina.

EXEMPLO - Um dos trabalhos desenvolvidos pela mesma equipe do Sebrae rende frutos para a cidade de Caruaru. O Mulheres de Argila conseguiu reunir a tradição do barro e a vocação para polo de confecções do município em uma coleção de acessórios para casa e cozinha, também assinadas por Melk Zda, utilizando como mote a sustentabilidade.

Fotos: Uhelio Gonçalves

0 comentários:

Postar um comentário