PERFIL

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Talhas de Eliaquim estão expostas na Acaccil


O artesão agrestinense Eliaquim Antônio realizou a abertura oficial da exposição de suas peças na Acaccil (Associação Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras), na noite desta terça-feira (26). Com 18 anos de carreira, o artista dá nova vida a troncos de madeira através da arte de talhar figuras que têm como principal foco a vida no campo. O município foi bem representado durante a noite através da distribuição de alfenins e a presença da Mazuca de Agrestina.

Eliaquim começou a carreira como artesão realizar um trabalho semelhante para outro artista. “Me apaixonei pela talha assim que ele pediu pra que eu preparasse a madeira. Pedi alguns instrumentos e em poucos dias fiz minha primeira peça”, lembra. A pintura ele aprendeu durante uma temporada que passou em Caruaru e esse diferencial já fez as peças de Eliaquim chegarem a vários Estados do Brasil, a exemplo de São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro e Amapá.







A madeira é recolhida na zona rural de Agrestina, a maioria delas das espécies louro canela, cedro, castanhola e umburana, sendo esta última mais difícil de realizar a pintura e por isso menos utilizada. Já o tema de cada peça é recorrente. “Sempre segui os passos do meu pai. Trabalhamos na agricultura e em tudo o que ele imaginava para o bem da família. Atualmente, ele se ausentou da gente, mas as minhas raízes e os valores que ele nos ensinou estão comigo até hoje”, relata o artesão. 
A exposição em Caruaru foi viabilizada através de um convite do compositor Onildo Almeida e as 17 peças estarão disponíveis para visitação até o dia 05 de dezembro. A Acaccil fica localizada na Rua 15 de Novembro, no Centro.



0 comentários:

Postar um comentário